A Rio Vale Agronegócios, localizada em Porangaba, SP, iniciou com as linhagens mais tradicionais da raça e hoje colhe os frutos desse investimento, produzindo animais de excelente produção e doadoras premiadas em torneios leiteiros. Entre novembro de 2008 e agosto de 2011, foram 9 banhos de leite. As campeãs foram Labry TE da São José (Feileite 2008), em sociedade com a dra. Dalila Galdeano Lopes, Paródia Kubera (Avaré 2009), Zíngara FIV Rio Vale (Uberlândia 2009), Athenas FIV Rio Vale (Avaré 2010), em sociedade com Amilcar Yamin, e FB Eugênia (Araçatuba 2010), em sociedade com a dra. Dalila Galdeano Lopes, Corona Açucena (Avaré 2011, pertencente a Amilcar Yamin), e C.A. Ilíada, sociedade com a dra. Dalila Galdeano Lopes (Ourinhos 2011 e Araçatuba 2011) e Linda FIV Rio Vale (Ituverava 2011), pertencente a Luiz Enande Monteiro.

Vale destacar também que o criatório promove eventos diferenciados, sempre inovando a cultura do Gir Leiteiro. Em 2010, ao realizar o 2º Dia de Campo da Rio Vale, com o nome de Rio Vale Mídia Show, levou empresas do setor, os criadores e a mídia, que se envolveram por um objetivo comum: promover o Gir Leiteiro. Além disso, foi pioneiro na realização do primeiro leilão, o Noite das Campeãs, que só ofertou produtos de campeãs de torneio leiteiro e cuja segunda edição está prevista para 31 de outubro deste ano, em parceria com criadores de peso do cenário nacional, como Amilcar Yamin, da Agropecuária Corona, e a Santa Bárbara Agropecuária, provavelmente o maior projeto de pecuária do Brasil.

O criador e empresário se envolve ainda mais. No início de 2010, foi aclamado presidente da APCGIL, Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro, entidade que trabalha constantemente para o fomento da raça.

Retorno com resultados

Com apenas 7 anos de seleção, a Rio Vale já conta com 117 compradores em 12 Estados brasileiros. Mas não é só no Brasil. A genética do criatório já está presente no Senegal, com a venda da matriz Neiba, uma filha de Benfeitor.

O retorno desse trabalho pode ser medido pelos resultados obtidos nas pistas e torneios. Durante a 1ª Exposição Oficial do Ranking 2010/2011, na Fapija, em Jacareí (SP), o criador Lecy Ribas Camargo vibrou com a conquista do Grande Campeonato Novilha e do Reservado Grande Campeonato Novilha, respectivamente, com Itália FIV Rio Vale e Platéia FIV Rio VALE. As fêmeas foram adquiridas do criatório no ano passado. No mesmo evento, Carlão ficou entre os melhores criadores da raça.

“Para nós, foi uma alegria imensa ver essas duas novilhas conquistarem esses campeonatos. O Carlão da Publique é realmente um grande criador e nos cedeu duas de suas melhores novilhas. A prova de seu criterioso trabalho é esta premiação aqui”, afirmou Lecy.
João Machado Prata Júnior também tem colhido os frutos da escolha de uma prenhez da Rio Vale. Hoje, Beka FIV DP, uma filha de C.A. Fauna com Meteoro, é um dos destaques do plantel. Na 12ª Exposição Nacional da Raça, durante a Megaleite 2010, conquistou o 3º Prêmio Vaca Jovem do Torneio Leiteiro, com média diária de 30,757 kg de leite.

Outro comprador que está muito contente é o tradicional pecuarista Amilcar Yamin, da Agropecuária Corona que, incentivado por Carlão, iniciou no Gir Leiteiro. Em 2006, ele adquiriu seus primeiros animais: sete prenhezes das mais importantes doadoras da Rio Vale. E em 2010, durante a Emapa - Exposição de Avaré, fez a Campeã Vaca Jovem do Torneio Leiteiro e a Reservada Grande Campeã da pista, com Athenas FIV Rio Vale. Em 2011, repetiu a dose em Avaré fazendo a Grande Campeã do Torneio, com uma matriz de sua criação, que estava entre as sete primeiras prenhezes adquiridas da Rio Vale: a matriz Açucena, uma filha da Festa TE Kubera, doadora do rebanho que já produziu duas campeãs de torneio, filha de Nefrita com Barbante.

Este ano, conquistou mais um título em torneio leiteiro, desta vez na 1ª Exposição Regional do Gir Leiteiro de Ituverava. Linda FIV Rio Vale, criação da Rio Vale Agronegócios e propriedade de Silvio Luiz Enande Monteiro, foi a Campeã Fêmea Jovem (até 36 meses), com média de 29,460 quilos. “Trabalhar com animal de alto valor genético é muito fácil, é só dar condições para que o animal possa expressar todo o seu potencial. Acho que a Linda a cada dia que passa está se tornando um animal com condições de participar de qualquer tipo de evento”, atesta Enande.

Hoje, a Rio Vale está entre os 5 melhores criadores do Estado de São Paulo no Ranking Oficial da raça Gir Leiteiro 2010/2011 da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

 
» História
» Missão, Visão, Valores
» Nossa Fazenda
» Estrutura
» Política de Qualidade
» Parceiros
» Localização
» Fale Conosco
www.riovale.com | cliente@riovale.com
+55 (11) 99105.2030